A Arte de Gerenciar Funcionários nas Organizações …

Desde a época da Escola de Relações Humanas de Elton Mayo já se sabe que, dentro das empresas, além de máquinas, também existem pessoas, as quais têm diversos sentimentos e diferentes reações aos estímulos motivacionais que lhes são atribuídos. Dessa forma, o jeito de tratá-las determinará como você será tratado.

Diante disso, a primeira regra de um Gerente moderno é tentar obter uma visão otimista sobre seus colaboradores, pois isso tende a criar pessoas mais colaborativas – afirmam alguns estudiosos em Comportamento Organizacional. Outros – mais radicais – afirmam que “se você tratar seu funcionário como um cachorro, não tem jeito, mais cedo ou mais tarde ele vai lhe dar uma mordida”.

Até a poucos anos gerenciar significava obter resultados através das pessoas. Porém, as Relações Humanas foram se desenvolvendo e, atualmente, para obter os resultados o Gerente moderno precisará compreender que as pessoas possuem aspirações na vida. Conforme especialistas, essas aspirações costumam variar de indivíduo para indivíduo, mas apenas para simplificar podemos reduzi-las a duas:

  • Aspirações Simples: São as condições básicas de um emprego, sem as quais os colaboradores nem aceitam trabalhar. Podemos citar como aspirações simples um salário compatível, um emprego próximo à casa, algum conforto no local de trabalho, garantias de continuar empregado e ambiente de amizade  e atenção. Deve-se registrar que as aspirações simples são requeridas por uma minoria dos trabalhadores brasileiros.
  • Aspirações Complexas: A maioria das pessoas possui aspirações complexas, pois elas gostam de ser diferenciadas das demais e de terem seu valor profissional reconhecido pelo Líder. Elas gostam de aprender, de enfrentar desafios significativos e de tarefas difíceis. Aqueles funcionários que possuem aspirações complexas obtêm seu crescimento pessoal e recompensas financeiras de seus próprios esforços.

Leia na Íntegra : RH Revista RH – A Arte de Gerenciar Funcionários nas Organizações

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