3 fatores para o alinhamento do suporte com o negócio …

3 fatores para o alinhamento do suporte com o negócio

 

No cenário econômico atual as empresas se concentram na revisão constante de seus modelos de negócio, a fim de maximizar rentabilidade e valor. Para saber se o seu centro de suporte atua de forma alinhada com o negócio é preciso que você e sua equipe respondam à seguinte pergunta: O seu centro de suporte (service desk e field support) é considerado um negócio?

É importante que você, gestor de suporte, entenda se ele está contribuindo com a lucratividade da empresa ou se é apenas uma fonte de gastos. Gestores, diretores, executivos e os demais profissionais do centro de suporte devem buscar ir além de simplesmente fornecer suporte básico aos clientes. É preciso considerar as seguintes questões:

• Será que estamos agregando valor ao negócio?
• Como sabemos se estamos agregando valor ou não?
• O que ajudará nossa organização a agregar valor,  melhorando e protegendo a experiência do nosso cliente?

Para entender a importância do papel do centro de suporte, é importante manter uma “visão de negócio” através da compreensão da imagem do centro de suporte, da cultura da organização e do impacto de negócio para cada experiência do cliente com o suporte. Estes três componentes são as forças motrizes que determinam a excelência em uma operação de suporte.

Imagem do Negócio
O centro de suporte funciona como uma unidade de negócios dentro de uma organização, fornecendo serviços para os clientes internos e externos. Portanto, a imagem do centro de suporte deve ser sempre de profissionalismo e eficiência. Em cada interação com o cliente, o centro de suporte projeta uma percepção e uma imagem da empresa para todos os seus clientes.

Cultura da Empresa
A cultura diferencia as empresas umas das outras e geralmente uma subcultura única existe dentro de cada departamento. Cada equipe de suporte deve se esforçar para reconhecer as diferenças entre sua cultura e a das empresas para qual ela presta serviço.

Os profissionais do centro de suporte precisam unir a cultura do suporte à cultura da organização. Essa união cultural começa com o entendimento da natureza do negócio da empresa e seus valores. O centro de suporte deve, então, tomar decisões com base na cultura da empresa.

Impacto no Negócio
As equipes de suporte tradicionais concentram-se em fornecer suporte à tecnologia ou apenas às solicitações de clientes. Centros de suporte de excelência são aqueles que concentram-se no suporte ao negócio como um todo, compreendendo o impacto nos negócios em cada atendimento ao cliente. Quando um profissional do centro de suporte interage com o usuário, o diálogo de abertura deve incluir as seguintes perguntas:

1. O que está impedindo o cliente de ser produtivo no seu negócio?

2. Qual é o prazo máximo para resolução da ocorrência?

Ao focar no que é verdadeiramente importante para a sobrevivência e o crescimento do negócio, o centro de suporte garante seu próprio futuro.

A preocupação com a imagem do centro de suporte, a integração da cultura do suporte com a da empresa e a ciência do impacto do serviço prestado no negócio são responsáveis por conectar e manter junta a estrutura e o modelo de prestação de serviços do centro de suporte. Esses fatores uma vez maduros poderão prover um suporte de altíssimo nível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s