Gestão Financeira de TI: Como fazer…

Gestão Financeira de TI: Como fazer…

Desenvolver uma estratégia do centro de suporte significa a capacidade de gerenciar as obrigações financeiras e demonstrar o valor para a organização. O objetivo do gerenciamento financeiro de TI é compreender o custo do fornecimento de serviços do centro de suporte e alinhar estes custos aos processos administrativos. O Gerenciamento Financeiro de TI se encaixa no conceito de IT Service Management (ITSM) e significa execução de TI como um negócio, onde os clientes compreendem o custo dos serviços e a gerência pode efetivamente financiar as operações com base no valor dos serviços de TI e medir retorno sobre o investimento (ROI).

Que atividades estão envolvidas no gerenciamento financeiro?
•    Planejamento e Orçamento
•    Contabilidade
•    Tarifação e Cobrança

Planejamento e Orçamento
Orçamento é o processo de desenolvimento de um plano financeiro que identifica os custos esperados de uma prestação de serviço. Envolve a documentação dos serviços definidos no SLA, determinação dos custos de cada serviço ofertado, identificação de variáveis ambientais que podem impactar o custo do serviço ofertado e revisão dos custos com os clientes e a gerência.

Contabilidade
Contabilidadede de TI é o conjunto de processos que tornam a organização capaz de assumir a responsabilidade pela forma como seu dinheiro é gasto. As atividades envolvidas na contabilidade incluem:
•    Compreensão do custo de prestação de serviços do centro de suporte
•    Comparação dos custos com orçamento
•    Compreensão de como calcular o custo unitário dos incidentes, chamados e usuários
•    Compreensão do valor do retorno sobre o investimento (ROI)
•    Compreensão de como calcular o custo-benefício

Tarifação e Cobrança
Tarifação é o conjunto de processos necessários para cobrar os clientes pelos serviços prestados a eles. Os três métodos de tarifação e cobrança de serviços de TI incluem:

•    Recuperação parcial – Método para a determinação de pagamento com base em uma parcela de custos incorridos.
•    Custo (recuperação total) – Método de reconhecimento da receita que reconhece os lucros após recuperação total dos custos (geralmente usado somente quando o montante total coletado é muito incerto).
•    Custo (recuperação) a mais – Determinação do pagamento com base no custo real da produção ou dos serviços, provisionando mais uma comissão ou taxa de lucro acordada.

A Gestão Financeira de TI é apenas um dos aspectos que compereendem a Gestão Estratégica aboradasno Support Center Manager (SCM). O curso do HDI (com certificação internacional) aborda também Gestão Operacional, Gestão de Processos, Gestão de Métricas, Gestão de Marketing e Gestão de Pessoas.

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